Faça um disco SSD caseiro

Os discos SSD têm como base as memórias falsh e os seus preços actualmente ainda são algo elevados quando comparados com os discos tradicionais.
Com este post vai aprender como fazer um ssd caseiro, sem gastar muito dinheiro.


A opção mais barata passa por utilizar um cartão de memória flash, e um adaptador de IDE ou SATA para compact flash. Existem várias opções no que diz respeito aos cartões de memória mas quanto mais rápido este for melhor desempenho terá.


Os componentes utilizados neste post tiveram um custo inferior a 20€. Utilizei um cartão CF de 8GB 133x da Transcend e um adaptador de IDE para CF uma vez que esta solução foi para substituir um disco IDE de 40GB e 4200rpm, de um portátil antigo que se estragou.


Para instalar o novo disco basta abrir a tampa do portátil, retirar o disco antigo e introduzir a o adaptador com o cartão de memória, como é possível ver na foto.


O novo disco é automaticamente reconhecido, e fica pronto para ser utilizado, bastando instalar o sistema operativo.


Esta solução não têm vantagens a nível de espaço, mas ganha-se com o silêncio do novo disco e com a rapidez que é ligeiramente superior, como comprovam as imagens dos testes de leitura efectuados ao disco IDE e ao SSD.

Disco IDE – (teste feito no Windows XP)

Disco SSD – (teste feito no Lubuntu 11.10)

O teste foi feito no sistema operativo Lubuntu 11.10, que está actualmente instalado no portátil, em 30 segundos o sistema arranca e fica pronto a navegar na internet como mostra o vídeo.


About the Author:


4 Responses to “Faça um disco SSD caseiro”

  1. leandro

    March 3, 2013

    preciso fazer um adaptador para ligar um memory stick pro duo em uma usb, exclui a partição dele e pela camera não consigo acessar o cartão da erro de formatação e não consigo formata o cartão da como bloqueado para formatação, preciso acessar ele atraves de um adaptador mais não tenho quero ver se consigo soldar só os fios de transmiçao da usb no cartão

    Reply
    • joaoferreira

      March 3, 2013

      Leandro o melhor a fazer neste caso é comprar um leitor cartões, hoje em dia são baratos e leêm vários formatos.
      Verifica também se o cartão não se encontra bloquado para escrita.

      Reply
  2. Felipe

    July 18, 2013

    legal, curti a ideia, vou tentar fazer um mas ao invés de IDE vou fazer Sata, ja tenho o adaptador só me falta o Compact Flash hehe legal valeu

    Reply
    • joaoferreira

      July 18, 2013

      Filipe, depois partilhe aqui os resultados do SSD com sata

      Reply

Leave a Reply

Media Partner