Wikipedia fora de serviço durante 24 horas

A Wikipedia vai estar fora de serviço durante todo o dia de quarta-feira. Não por causa de qualquer problema informático, mas sim para protestar contra a lei anti-pirataria que está a ser debatida no Congresso dos EUA.


«A comunidade da Wikipedia decidiu submeter a sua versão em inglês» à iniciativa, «durante 24 horas, «em protesto por propostas de legislação dos Estados Unidos», indicou a Wikimedia Foundation, que dirige a comunicação da companhia.

Se for aprovado, o projecto de lei apoiado pelos Republicados «prejudicará a Internet livre e aberta e proporcionará novas ferramentas para a censura de sites internacionais dentro dos EUA».

A Wikipedia integra a Netcoalition.com, uma plataforma que uniu empresas como Google, Yahoo!, Facebook, Foursquare, Twitter, Amazon, Mozilla, AOL, eBay, PayPal, LinkedIn, OpenDNS e Zynga para tentar travar a iniciativa legislativa.

O Google e o Facebook também deixaram em aberto a possibilidade de suspenderem os seus serviços, mas nenhum deles confirmou ainda uma decisão nesse sentido.

A lei Stop Online Piracy Act (SOPA) tem como data limite de aprovação o próximo dia 24 de Janeiro. No caso de ser dada luz verde à legislação, o Departamento de Justiça norte-americana teria livre trânsito para investigar, perseguir e desconectar qualquer particular ou empresa que possa ser acusado de publicar material com direitos de propriedade intelectual dentro e fora do país.

Fonte: Agência Financeira


About the Author:


No comments yet

Leave a Reply

Media Partner