Nova PlayStation portátil chegou a Portugal

A PlayStation Vita, o mais recente modelo portátil da Sony, foi nesta quarta-feira posto à venda em Portugal e no resto da Europa, numa altura em que estas consolas enfrentam concorrência séria dos jogos para os smartphones.


A Vita tem um ecrã de cinco polegadas sensível ao toque e aposta em novas mecânicas de jogo, com um painel traseiro que é também sensível ao toque e que pode ser usado pelos criadores de videojogos como uma forma adicional de interacção, para além dos mais convencionais botões e joystick.

O aparelho tem uma câmara frontal e outra na parte de trás, permite ver vídeos e fotografias e oferece a possibilidade de experiências sociais para além dos jogos, entre as quais aplicações para Facebook e Twitter.

O modelo com conectividade 3G e wi-fi custará 299 euros e o modelo apenas com wi-fi tem um preço de 249 euros.

A consola, o mais importante lançamento da Sony para o segmento dos videojogos nos últimos anos, chega ao mercado europeu depois de se ter estreado no Japão em Dezembro e há uma semana na América do Norte, num pacote especial que foi uma espécie de pré-lançamento naquele mercado.

No Japão, a consola teve uma queda abrupta de vendas após a semana inicial, em que vendeu 325 mil unidades. Na segunda semana nas lojas – a semana que antecedeu o Natal – as vendas resvalaram para as 72 mil unidades.

Já no ano passado, a portátil Nintendo 3DS teve vendas abaixo do esperado, levando a um corte no preço.

A PlayStation Vita é dirigida a jogadores assíduos, que procuram experiências de jogo sofisticadas e semelhantes às de uma consola doméstica. Mas este tipo de aparelhos tem sofrido uma concorrência crescente dos tablets e smartphones e do grande leque de jogos (muitos dos quais mais significativamente mais baratos) disponíveis para estes dispositivos.

“É quase como se a Sony tivesse desenhado um produto para um mundo onde os smartphones e os tablets não existem”, opinou o director de investigação da Gartner (uma empresa de análise de mercado), Michael Gartenberg, citado pela agência Reuters. “Custa mais do que a maioria dos telefones e o mesmo que a maioria das consolas. É difícil dizer quem será o mercado para isto”.

Fonte: Publico

Veja o vídeo da análise da nova PSVita


About the Author:


No comments yet

Leave a Reply

Media Partner