Porugueses ganham prémio para o melhor artigo científico apresentado na EuroGP-2012

Os Portugueses Jorge Tavares e Francisco Baptista Pereira ganharam o prémio para melhor artigo científico apresentado na EuroGP-2012.

Os dois investigadores do Centro de Informática e Sistemas da Universidade de Coimbra (CISUC) desenvolveram um software, que resolve de forma automática o problema do caixeiro-viajante , ou seja, um viajante tem de visitar diversas cidades no menor tempo possível, sendo por isso imperioso encontrar o percurso mais curto, considerando diversas variáveis.

O programa desenvolvido descobre “a receita ideal para fazer um bolo. Perante os problemas apresentados, a ferramenta encontra a melhor estratégia para encontrar as soluções óptimas. Trata-se de um método flexível que fornece um conjunto de instruções para resolver problemas reais muito difíceis, evitando ao máximo a intervenção humana”, ilustram os investigadores.

Ao nível científico, “chegar a esta solução, que se encontra em fase de testes para melhorar a autonomia e robustez, exigiu intensos estudos porque estamos a lidar com problemas muito difíceis de resolver”, realça Francisco Pereira, um dos investigadores.


About the Author:


No comments yet

Leave a Reply

Media Partner