Final do So Pitch e Realidade Aumentada

Peço desculpa a todos os que tem visitado o blog regularmente e que tem notado a falta de actualização, mas entre a tese de mestrado e outros trabalhos que tenho em mãos, não me têm sobrado muito tempo livre.

Hoje venho falar-vos de realidade aumentada e da experiencia fantástica que o So Pitch foi para mim.

Na última 5ª feira participei na final do So Pitch no painel de tecnologia, foi uma experiência incrivelmente enriquecedora e que me abriu os horizontes para o mercado de trabalho.

Tive a oportunidade de conhecer pessoas com ideias fantásticas, prontas para mudar este mundo, das quais destaco o Tiago Coelho da .code, que apresentou o seu cartão de visita com realidade aumentada.

Mas o que é realidade aumentada?

Realidade Aumentada (RA) é a integração de informações virtuais a visualizações do mundo real (como, por exemplo, através de uma câmara). Actualmente, a maior parte das pesquisas em RA está ligada ao uso de vídeos transmitidos ao vivo, que são digitalmente processados e “ampliados” pela adição de gráficos criados pelo computador. Pesquisas avançadas incluem uso de rastreamento de dados em movimento, reconhecimento de marcadores confiáveis utilizando mecanismos de visão, e a construção de ambientes controlados contendo qualquer número de sensores e atuadores.

Posto isto, o cartão do Tiago ganhou vida em frente à câmera do seu portátil, e com todo o mérito conquistou o júri, e a vitória no painel de tecnologia.

Como tenho aqui mesmo um cartão do Tiago tomei a liberdade de fazer um vídeo da realidade aumentada em funcionamento, espero que o Tiago não se importe.

Quanto a mim, também me senti vitorioso no final do dia por ter sobrevivido entre 2500 candidatos e ter chegado à final onde eramos apenas 48, valeu pela experiencia e pelos contactos que troquei que podem vir a dar frutos num futuro muito próximo.

Fora do painel de tecnologia conheci o Ricardo Alves Lopes do blog tempestadideias, recomendo que dêem uma vista de olhos, pois tem textos muito interessantes e bem escritos.

Se não sabe o que é o So Pitch ou se querer perceber um pouco do ambiente que se viveu no dia da final veja esta reportagem da sic.


About the Author:


2 Responses to “Final do So Pitch e Realidade Aumentada”

  1. Marco Verissimo

    June 6, 2012

    Muitos parabéns, agora é seguir sempre em frente.

    Reply
  2. […] aqui falei há uns tempos do So You Think You Can Pitch, e hoje volto com um projecto desta fantástica […]

    Reply

Leave a Reply

Media Partner