Análise – Fujifilm FinePix JX370

A FinePix JX370 é a entrada de gama das máquinas digitais da Fujifilm dirigida a fotógrafos que apenas querem capturar as suas memórias sem necessidade de grandes conhecimentos fotográficos.

Equipada com uma lente que permite 5x de zoom digital e com um sensor CCD com uma resolução de 14 megapixéis, fornece resolução e qualidade suficiente para impressões de fotografias em formatos maiores que o tradicional 10×15.

Infelizmente a máquina não tem um mecanismo de estabilização de imagem mecânico, em vez disso possui o que a Fuji chama de “estabilizador digital de imagem”, que simplesmente aumenta a sensibilidade do ISO para evitar velocidades de obturação mais lentas. Isto reduz as imagens desfocadas mas simultaneamente aumenta o ruído digital, portanto não se pode considerar um verdadeiro substituto para o estabilizador de imagem tradicional.

A JX370 está equipada com um LCD de 2.7”, o normal nesta categoria de máquinas.

A sua facilidade de uso provém do modo “SR Auto” que permite o reconhecimento automático de 6 tipos de cenas distintos, em conjunto com a funcionalidade de auto foco este modo configura a máquina correctamente para a maioria das situações, evitando que o fotógrafo tenha de escolher a cena que mais se adapta à situação.

Este não é o único modo existente, a Fuji dotou o equipamento com mais 17 modos de fotografia.

A detecção de caras já se tornou comum neste tipo de máquinas e a JX370 detecta perfeitamente rostos humanos, identificando-os com um quadrado verde, assegurando que é o ponto principal de foco. Existe também uma funcionalidade que permite disparo automático quando são detectados sorrisos.

Algo surpreendente para a sua gama é a capacidade que a máquina apresenta de manter um rosto humano focado mesmo quando este se desloca na cena, e o modo de Panorama, que permite capturar 3 fotos sequenciais que são alinhadas com marcas existentes no ecrã, o processamento é feito na máquina e é um pouco lento mas o resultado é supreendente.

Panorama da Finepix JX370

A Fuji FinePix JX370 é capaz de gravar vídeo a uma resolução de 720p. Os vídeos são gravados usando a compressão Motion JPEG, um formato bastante amigável em termos de compatibilidade, mas muito ineficiente em termos de compressão.

A pensar nas pessoas que querem imprimir directamente as suas fotos sem terem de as passar para o computador, a Fuji JX370 inclui algumas funcionalidades que permitem retocar e tratar as imagens directamente na máquina.

Se é um fan das redes sociais pode marcar as fotos e os vídeos para serem carregados para o Facebook ou para o YouTube automaticamente assim que a máquina é ligada ao computador.

O armazenamento das fotos e dos vídeos é feito em cartões SD ou SDHC, infelizmente para uns e felizmente para outros a máquina apenas pode ser alimentada pela bateria NP-45 A, que permite tirar cerca de 200 fotografias por carga.

Disponível em preto, prata, rosa, vermelho, e azul peca um pouco por todo o seu chasis ser plástico, mas mesmo assim continua a ser uma óptima máquina para quem apenas quer tirar fotografias sem se preocupar com configurações.

Está disponível na loja online da FNAC por 69.99€ com oferta de um cartão SD de 4GB e com uma bolsa protectora.

Principais característica da Fujifilm FinePix JX370
• 14 megapixéis de resolução
• Zoom óptico 5x (equivalente a 28-140mm de uma câmara 35mm)
• Ecrã LCD de 2,7”
• Modo de disparo panorama
• Modos de detecção de Rosto, Sorriso e Piscar de Olhos
• Vídeo HD (720p)
• Estabilização digital de imagem
• Sensibilidade ISO até 3200
• Fácil upload no You Tube e Facebook
• Modo Automático de Reconhecimento de Cena
• Função Flash Inteligente


About the Author:


No comments yet

Leave a Reply

Media Partner