Ubuntu apresenta-se ao mercado dos telemóveis

A Canonical revelou de forma oficial as suas intenções de entrar com o Ubuntu no mercado de Smartphones, ainda sem nome definido para já o novo sistema operativo é conhecido por Ubuntu Mobile, Ubuntu for mobile e Ubuntu Mobile OS.

O novo sistema operativo já existe e está num avançado estado de desenvolvimento, o aspecto gráfico foi muito bem trabalhado e segundo a própria Canonical faz com que o conteúdo seja o protagonista no ecrã.

O mais surpreendente neste sistema é a possibilidade de o telemóvel poder ser utilizado como um computador de secretária bastando par isso utilizar uma dock, infelizmente ainda não existe muita informação sobre esse acessório, apenas a certeza de que o sistema móvel se transformará na versão tradicional do Ubuntu.

A Canonical já anunciou no entanto os requisitos para utilizar a funcionalidade de dock, processador Cortex-A9 quad-core ou um Intel Atom, 1GB de memória RAM e 32GB de armazenamento interno, nada de muito elevado para os padrões dos telemóveis topo de gama actuais.

O Ubuntu mobile está planeado para início de 2014, sem informações ainda sobre que marcas vão suportar este sistema operativo espera-se que seja capaz de correr em muitos telemóveis que são vendidos actualmente com Android, as imagens oficiais do sistema são apresentadas num Galaxy Nexus.

A Canonical vai mostrar o sistema operativo na próxima semana na CES 2013.


About the Author:


No comments yet

Leave a Reply

Media Partner