Análise – Vodafone Sharing Dock

O Vodafone Sharing Dock é um pequeno router que permite partilhar a ligação à Internet de uma pen 3G via Wi-Fi.

O aparelho custa 29,90€ e permite ligar até 5 equipamentos em simultâneo, a compatibilidade é total com todos os dispositivos que suportem a norma 802.11.b/g/n.

Com um design elegante e atrativo, além da partilha de Internet tem a capacidade de servidor de ficheiros, funcionalidade que está disponível para quem utiliza pens com leitores de cartões MicroSD integrados.

O router possuiu apenas duas ligações, uma porta USB para ligar a PEN e uma porta de rede RJ45 que permite ligar um computador por cabo.

Na parte superior existem quatro pequenos leds que indicam os diferentes estados do aparelho, o primeiro do lado esquerdo é o indicador de energia (ligado/desligado), o

segundo indica o estado da rede wireless, o terceiro indica o trafego que está a ocorrer na rede e o quarto indica a qualidade do sinal 3G.

Como em todos os routers recentes, existe do lado esquerdo um botão que ativa a funcionalidade WPS (Wireless Protected Setup) que permite que um computador com Windows Vista, 7 ou 8 se ligue à rede sem ser necessário introduzir password.

Na parte inferior está o botão de reset, que devido às suas reduzidas dimensões é bastante difícil de ser utilizado.

Configurações

A consola de configuração permite definir várias opções de segurança, sendo recomendável definir sempre o mais elevado o WPA2-PSK.

É ainda possível consultar quais os equipamentos que se encontra ligados e bloquear ou atribuir acesso a aplicações.

O Vodafone Sharing Dock vem configurado com o SSID e uma palavra pass pré-definida que se encontra na etiqueta da parte inferior do router.

Conteúdo da embalagem

1-    Router  Vodafone Sharing Dock
1 – Cabo de rede
1 – Transformador
1 – Manual de instruções

Lista de Pens Compatíveis

Este equipamento é compatível com todos os equipamentos Vodafone Connect Pen (excepto Vodafone Connect Pen K5007) e Vodafone Connect Box. Connect Pen K4505

A favor

•    Preço
•    Interface de configuração
•    Funcionalidade de servidor multimédia
•    Compatível com algumas pens não Vodafone (ver mais sobre este tópico aqui)

Contra

•    Limitação de 5 utilizadores
•    Com algumas Pens o router perde a ligação à Internet quando detecta que não existe trafego na rede, a única forma de voltar a ter ligação é desligar e voltar a ligar o equipamento.


About the Author:

Web developer focused on SharePoint branding, blogger, tech enthusiast. Traveling and sports are my addictions, knowledge and success are my daily motivations.

No comments yet

Leave a Reply

Media Partner